As redes sociais já são parte integrante da vida de grande parte da sociedade atual e são usadas por pessoas de todas as idades, incluindo crianças. Segundo pesquisas, a primeira incursão no mundo das redes sociais é feita aos 8 anos e 42% das crianças menores de 12 anos, já usa o Facebook.
ANIME-BLOG-21-08-1Com a popularização dos smartphones, este número só tende a aumentar, já que mais de 144 milhões de pessoas menores de 14 anos possui um aparelho smartphone. E embora o Facebook e outros aplicativos de compartilhamento de fotos sejam indicados para maiores de 13 anos, raras são as crianças que respeitam esta regra e os usam mesmo assim. O problema é que ter muitas crianças despreparadas para o ambiente online, pode ser um perigo!
ANIME-BLOG-21-08-3Pensando nisso, surgiu o Kuddle, aplicativo norueguês criado especialmente para as crianças! O Kuddle se parece muito com o Instagram, a diferença é que o objetivo principal do aplicativo é criar um ambiente seguro e divertido para as crianças aprenderem a se relacionar dentro das mídias sociais, combinando entretenimento e aprendizado.
ANIME-BLOG-21-08-4No Kuddle, além de tirar fotos, as crianças podem criar a sua própria arte, compartilhar com seus amigos e “curtir” todos estes conteúdos. Além disso, o Kuddle traz diversos recursos que educam a criança sobre conceitos de “netiquette” – etiqueta da internet -, como inclusão e responsabilidade, de modo a evitar bullying virtual, favoritismos e compartilhamento de conteúdos inapropriados.

Para criar uma conta no aplicativo, a criança deverá fornecer o e-mail de um de seus pais ou responsável legal, este irá receber um e-mail para ativar a conta para que a criança receba acesso online ao Kuddle. E toda vez que a criança fizer um upload, o pai receberá uma notificação da foto compartilhada.
ANIME-BLOG-21-08-2Assim, o aplicativo busca incentivar um diálogo mais aberto entre as crianças e seus responsáveis sobre tópicos de netiquette e comportamento adequado nas redes sociais. Espera-se que assim, os pais tornem-se mais participativos e conscientes da vida online das crianças.

Bacana, não? Quer testar o Kuddle? O aplicativo está disponível para Android e para iOS! Baixe e depois nos conte a sua experiência!

1

Comentários: